Os desafios e oportunidades do setor de franquias em 2023

O setor de franquias é um dos mais resilientes e dinâmicos da economia brasileira. Mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, o segmento conseguiu se adaptar e se reinventar, apresentando resultados positivos em 2021 e 2022.

Mas quais serão os principais desafios e oportunidades para as franquias em 2023?

Um dos desafios será integrar todas as mudanças que ocorreram nos últimos anos, tanto no comportamento dos consumidores quanto nas tecnologias e nos modelos de negócio. As franqueadoras precisarão ser ágeis e flexíveis para acompanhar as demandas do mercado e oferecer soluções inovadoras e personalizadas para os seus clientes. Os franqueados, por sua vez, precisarão estar alinhados com a visão estratégica da rede e dispostos a se capacitar constantemente.

Outro desafio será manter a rentabilidade das unidades diante de um cenário ainda incerto e instável. A inflação, os juros altos, a carga tributária e a escassez de insumos são fatores que podem afetar o desempenho financeiro das franquias. Por isso, é essencial ter um bom planejamento, um controle rigoroso dos custos e uma gestão eficiente dos recursos.

Mas nem tudo são dificuldades. O setor de franquias também terá muitas oportunidades em 2023, especialmente em segmentos que estão em alta ou que apresentam novas tendências. Alguns exemplos são:

  • Alimentação: o segmento deve continuar sendo um dos mais fortes do franchising, com destaque para as opções saudáveis, sustentáveis, delivery e dark kitchen.
  • Casa e Construção: o segmento deve manter o crescimento impulsionado pela valorização do lar como espaço de trabalho, lazer e bem-estar. As franquias de móveis planejados, reformas e decoração têm boas perspectivas.
  • Saúde, Beleza e Bem-estar: o segmento deve seguir em alta diante da maior preocupação das pessoas com a saúde física e mental. As franquias de academias, clínicas médicas e odontológicas, estética e cosméticos são algumas opções interessantes.
  • Moda: o segmento deve se recuperar da crise provocada pela pandemia com a retomada das atividades sociais. As franquias de moda devem apostar na diversidade, na sustentabilidade e na personalização dos produtos.
  • Serviços: o segmento deve oferecer diversas oportunidades para quem busca soluções práticas para o dia a dia ou para os negócios. As franquias de educação, limpeza, lavanderia, pet shop, consultoria e marketing digital são algumas possibilidades.

Se tornar um franqueado em 2023 pode ser uma ótima alternativa para quem quer investir em um negócio próprio com mais segurança e suporte. Por isso, pesquise as opções disponíveis no mercado e escolha a que mais combina com o seu perfil.

Mesmo com os pontos levantados acima, a ABF, Associação Brasileira de Franchising fez projeções excelentes para o mercado de franquias em 2023. Listamos abaixo os 4 indicadores que mais podem impactar este mercado de forma positiva e fazer com que todos estes desafios sejam apenas pequenas pedras no caminho.

  1. Crescimento do faturamento total do mercado de franquias projetado de +9,5% a +12%;
  2. Aumento do número de redes disponíveis no mercado em +4%;
  3. Número de unidades abertas e em operação ao longo do ano aumentando em 10%;
  4. E uma estimativa de 10% mais empregos gerados no setor.

E você, o que acredita que fará este mercado crescer em 2023? 

Aqui na BZX não temos dúvida, será um ano excelente para o mercado de franquias e você pode se tornar um franqueado(a) de sucesso ao investir no negócio certo.

Fale com nossos consultores clicando aqui.

Compartilhe este post

Mais artigos para você

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch