Os desafios e oportunidades do setor de franquias em 2023

O setor de franquias é um dos mais resilientes e dinâmicos da economia brasileira. Mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, o segmento conseguiu se adaptar e se reinventar, apresentando resultados positivos em 2021 e 2022.

Mas quais serão os principais desafios e oportunidades para as franquias em 2023?

Um dos desafios será integrar todas as mudanças que ocorreram nos últimos anos, tanto no comportamento dos consumidores quanto nas tecnologias e nos modelos de negócio. As franqueadoras precisarão ser ágeis e flexíveis para acompanhar as demandas do mercado e oferecer soluções inovadoras e personalizadas para os seus clientes. Os franqueados, por sua vez, precisarão estar alinhados com a visão estratégica da rede e dispostos a se capacitar constantemente.

Outro desafio será manter a rentabilidade das unidades diante de um cenário ainda incerto e instável. A inflação, os juros altos, a carga tributária e a escassez de insumos são fatores que podem afetar o desempenho financeiro das franquias. Por isso, é essencial ter um bom planejamento, um controle rigoroso dos custos e uma gestão eficiente dos recursos.

Mas nem tudo são dificuldades. O setor de franquias também terá muitas oportunidades em 2023, especialmente em segmentos que estão em alta ou que apresentam novas tendências. Alguns exemplos são:

  • Alimentação: o segmento deve continuar sendo um dos mais fortes do franchising, com destaque para as opções saudáveis, sustentáveis, delivery e dark kitchen.
  • Casa e Construção: o segmento deve manter o crescimento impulsionado pela valorização do lar como espaço de trabalho, lazer e bem-estar. As franquias de móveis planejados, reformas e decoração têm boas perspectivas.
  • Saúde, Beleza e Bem-estar: o segmento deve seguir em alta diante da maior preocupação das pessoas com a saúde física e mental. As franquias de academias, clínicas médicas e odontológicas, estética e cosméticos são algumas opções interessantes.
  • Moda: o segmento deve se recuperar da crise provocada pela pandemia com a retomada das atividades sociais. As franquias de moda devem apostar na diversidade, na sustentabilidade e na personalização dos produtos.
  • Serviços: o segmento deve oferecer diversas oportunidades para quem busca soluções práticas para o dia a dia ou para os negócios. As franquias de educação, limpeza, lavanderia, pet shop, consultoria e marketing digital são algumas possibilidades.

Se tornar um franqueado em 2023 pode ser uma ótima alternativa para quem quer investir em um negócio próprio com mais segurança e suporte. Por isso, pesquise as opções disponíveis no mercado e escolha a que mais combina com o seu perfil.

Mesmo com os pontos levantados acima, a ABF, Associação Brasileira de Franchising fez projeções excelentes para o mercado de franquias em 2023. Listamos abaixo os 4 indicadores que mais podem impactar este mercado de forma positiva e fazer com que todos estes desafios sejam apenas pequenas pedras no caminho.

  1. Crescimento do faturamento total do mercado de franquias projetado de +9,5% a +12%;
  2. Aumento do número de redes disponíveis no mercado em +4%;
  3. Número de unidades abertas e em operação ao longo do ano aumentando em 10%;
  4. E uma estimativa de 10% mais empregos gerados no setor.

E você, o que acredita que fará este mercado crescer em 2023? 

Aqui na BZX não temos dúvida, será um ano excelente para o mercado de franquias e você pode se tornar um franqueado(a) de sucesso ao investir no negócio certo.

Fale com nossos consultores clicando aqui.

Compartilhe este post

Mais artigos para você

Como começou o Franchising

O franchising não é um conceito recente e tem raízes antigas, não apenas no Brasil, mas também internacionalmente. A palavra “franchise” deriva do francês e

Leia mais

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch